quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Regulagem violão novo Rozini







Como eu sempre falo, o ideal mesmo é ja regular o instrumento logo após a aquisição, principalmente quando novo recém saido da loja. 

Isso evita e previne uma série de fatores de risco que já comentei em outros posts passados. Pois bem, eis que este violão Rozini veio novo direto da loja, ainda com as tags da marca penduradas rsrsrs.

A primeira impressão é um violão honesto, bem feito para a sua proposta. O que me agradou são as peças já em osso como nut e rastilho que em violões de nailon sempre recomendo a substituição destas peças caso sejam de outro material como plástico.

 



Tudo certo.. Tudo no lugar..  Hora da regulagem, a começar pela altura das cordas, rastilho novo é sempre propositalmente alto, para que o dono do violão leve ao luthier e ajuste a ação e altura das cordas a seu gosto, mas muitos não sabem disso; pensam que o violão já sai regulado da fábrica e obviamente isso não acontece.



 A escala um pouco suja e desidratada, trastes levemente oxidados







 Aqui já uma previa marcação de material a ser retirado na retifica para baixar a ação das cordas. De inicio ja será retirado quase 3mm.







 Um erro de fábrica, essa lasca na escala, provalvelmente no desengrosso da peça antes da confecção do braço do instrumento.











 Na luz natural é possivel notar melhor a oxidação nos trastes, mesmo o instrumento sendo novo recém saido da loja.



 Repare a diferença, os trastes limpos e polidos, escala também no processo de limpeza, em contraste com o estado que estava.



 Ja finalizado esse trato na escala. Trastes polidos e escala hidratada.







 O cavalete também é hidratado com cera especial mista para essa finalidade.



Depois de micro ajustes, chegamos a altura ideal das cordas, reparem a diferença no rastilho.
O rastilho é o original de osso, mas foi polido, retificado, cantos arredondados e uma leve inclinação no ângulo para facilitar os ajustes finos.







 Depois dos ajustes finos é hora da revisão elétrica (acredite, mesmo o instrumento sendo novo apresentava leve oxidação na parte interna do jack). Então partimos também para o ajuste do tensor, tarraxas, nut e outros pormenores e finalmente o violão recebe o encordoamento novo a escolha do cliente e está pronto.











 Instrumento de caixa pequena, mas um som muito agradável e muito melhor para tocar depois da regulagem hehe.





 














Nenhum comentário:

Postar um comentário