sexta-feira, 10 de março de 2017

Violão NC Conquest bolt-neck



Confesso que nunca vi essa marca de instrumento antes; NC Conquest. Um violão pequeno de braço parafusado ao corpo (bolt neck). Contando mais sobre a história dele o cliente disse que seu pai mandou um senhor fazer. Disse que era só plugar e nunca precisaria de bateria nem nada... Eu achei estranho mas no momento não contestei sobre a afirmação rsrsrs.






 Chegou com as cordas em uma altura de quase 1cm !!!

Tocabilidade impráticavel. A ponte (ou cavalete) estava descolando, e fora do lugar. É uma ponte bem grossa e bem alta, diferente de qualquer violão convencional.


 A logo NC no headstock. Note o traste 0 e o nut parafusado a escala.


 Outra curiosidade, o braço parafusado e os furos tapados com buchas de marceneiro, destas que tapam os buracos de parafusos em móveis.





 Uma das buchas se perdeu, pois estavam encaixadas sob pressão. Ao menos os parafusos que seguram o braço estavam todos ali.


 Braço retirado.


 Note essa outra borracha que estava adornando a boca do tampo. Essa borracha também é usada em móveis, estas que ficam nas quinas de mesas do tipo escritório rsrsrs








 Numero de série ?? O que seria essa numeração ?? ... Também não descobri qual sua função.


 Note que tem um parafuso para regulagem do ângulo do braço, como nas Fender´s dos anos 70.


COISA DE BRASILEIRO !!!

Caramba se eu contar ninguém acredita hehehehe, note a peça que faz a base do parafuso de ajuste do braço é feita por uma moeda... Coisa de brasileiro mesmo heim kkkk. É nossa genialidade e criatividade para resolver as coisas.



 E é uma moeda de 1 centavo do ano de 1994.


 Outra coisa que me chamou atenção foi o braço, que estava perfeitamente reto e alinhado, o que aparentemente não tinha tensor... Então mais uma surpresa:



 O tensor existe sim, é uma barra de ferro não-ajustável. Mas cumpre bem sua função de manter o braço do violão reto e sem empenamentos.


 Além da ponte descolando, o corpo estava cheio de rachaduras. A mais severa era esta na linha dos knobs do pré ampli.


 E a ponte além de solta estava fora do lugar. O instrumento nunca mais afinaria corretamente caso eu só re-colar a ponte no mesmo lugar. Foi preciso retirar ela e colar novamente, na posição exata que ela deve ficar.








 Trabalho delicado... Retirar os pinos e chegar a base dos parafusos sem danifica-los. O pior de tudo é que a ponte é bem grossa e o pino era grande então deu muito mais trabalho descolar tudo isso.








 OUTRA SURPRESA !!!!

Lembra que o dono disse que era só plugar e não usaria bateria nem nada para funcionar ???


 Pois é, eu removi a tampinha e olhem só, ali está uma bateria escondida kkkkk







 Aqui uma etapa mais adiantada, o violão desmontado quase por completo.







 Hora da colagem das partes soltas e rachadas.






Esta teve que ser colada por dentro e por fora para ficar perfeita e imperceptível.




 hehehe, ficou perfeito !!!





 A ponte foi calculada e colada no lugar correto.





 Notem que não ficou nenhum espaço entre a ponte e o tempo. Uma colagem perfeita.



Decidimos colocar um cordal para aliviar a pressão no cavalete, e também para ajudar no aterramento do circuito de captação existente nele (que também nunca vi antes).




 Agora sim... Ação das cordas em 2,6mm no 12° traste.

Perfeito para tocar, ficou macio e o braço é bem confortável. O som é agradável e tem uma projeção alta mesmo com a caixa acústica sendo pequena. Gostei dele.







Trabalhos concluídos, hora de voltar para o dono.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário