sábado, 3 de dezembro de 2016

Violão Tagima Híbrido


Quem acompanha o meu blog Crônicas do Maluco desde o inicio vai lembrar das primeiras postagens sobre instrumentos, onde eu falava sobre esse violão Tagima modelo Dallas bk que ganhei de presente e foi meu primeiro violão, isso lá em 2006.

Dez anos depois cá está o mesmo violão.. Que por um descuido acabou tendo um grave problema no tampo.







Adoro esse violão.. Na época era novidade pouca gente tinha.. Mas este violão é fabricado até os dias de hoje, e se tornou muito popular no Brasil, muitas pessoas possuem um violão igual.
Fabricado na China, hoje outras marcas como Giannini também produzem por lá violões no mesmo desenho deste, mudando apenas a marca.

Problema no X brace (leque harmônico em X) que na verdade são duas madeiras finas que se cruzam abaixo do tampo, dando estabilidade e reforço para que o violão não entorte o tampo com a pressão das cordas. Com o passar dos anos essa junção X se soltou. O conserto disso ficou praticamente inviável pois o trabalho seria a troca do tampo inteiro, visto que o x brace apresentava uma rachadura severa não tendo como apenas colar.. Teria que de fato refazer o x brace e para isso a única alternativa seria a troca do tampo do violão.

Para evitar todo o trabalho de refazer todo o tampo e depois trocar (acredite é mais facil construir um violão do 0 do que ter que fazer esse tipo de serviço) principalmente em violões modernos e de certa forma baratos... A opção foi colocar um captador de guitarra e cortar o pedaço do leque harmônico que ja apresentava o problema. A ideia inicial era usar um captador de telecaster, incluindo o plate cromado





E assim o usei por algum tempo... Mas no ato da customização, depois de pronto quando coloquei as cordas e toquei os primeiros acordes eu pude sacar uma leve diferença...

A PERDA DE VOLUME NA ACÚSTICA

O Violão perdeu uns 20% do seu volume acústico natural, devido ao pedaço ja condenado do x brace retirado para o encaixe do captador. A principio pensei que poderia ser o plate que segura o captador que estivesse impedindo a vibração correta do tampo e interferindo no volume acústico natural. A solução seria reforçar os leques, retirar o plate e colocar um captador mais leve. Colocar uma chapa vedando o tampo para que esse pudesse vibrar o mais próximo possivel do que era quando original.

Esse captador de telecaster foi instalado com um potênciometro de 500K de volume e um pot de 500 para controlar a tonalidade com capacitor de 033uF. e foram ligados em saida única como o jack original do violão, jack este que liga o violão a sua parte elétrica original (captador de rastilho/pré ampli).

FAZENDO AJUSTES E TESTES...

Depois de um tempo usando o violão com o captador de tele eu confesso que estava insatisfeito com o resultado final. Pois o som acústico não era mais como quando o violão era novo. Ficou um som mais baixo. Com o violão plugado o som ficou com chiados, e para piorar acabou dando interferência com a parte da captação ativa original do violão.

Decidi partir para a solução pensada descrita acima.. E assim então eu fiz, Coloquei um escudo colado direto no tampo, reforçando também as extremidades do leque harmônico por baixo. Troquei o captador de telecaster por um single de strato em alnico. Troquei também os potênciometros de 500 por pots de 250K e um capacitor de 022uF. o violão ficou assim :


Melhorou bastante a acústica ganhou mais volume, mas ainda não ficou 100% de como era antes de cortar o x brace. Fiquei satisfeito com esse resultado e assim usei o violão por mais um tempo...

Mas.. Teria ainda que resolver o problema de conflito do captador ativo original do violão com a captação de guitarra e também faltava algo, faltava mais opções de timbres e combinações... Então segui para uma ideia mais radical..

CHEGANDO AO RESULTADO PERFEITO

Surgiu a ideia de transformar o violão em guitarra semi-acústica.

Usaria 2 captadores humbuckers e um sistema de tonalidade onde os captadores pudessem trabalhar juntos, sem chave de corte e seleção entre os dois.

Outra ideia foi criar duas saídas independentes no violão, onde uma seria a original do violão com seu captador ativo de fábrica e a outra seria a saída nova com captação de guitarra, e assim foi feito.


 Repare as saídas individuais para cada tipo de captação, sendo uma ligando a parte elétrica original do captador tipo piezo de rastilho e circuito ativo pré-amplificado, e a outra saida ligando a captação de guitarra, dois humbuckers ligados em sistema tonal direto, sem chave.


Os captadores escolhidos foram os da marca Epiphone em alnico, tem um som bem bacana gosto bastante desse captador, e para esse projeto ficou excelente. O sistema tonal direto é um pouco mais complexo de explicar, e o grande segredo mesmo é a parte do aterramento, visto que o violão não usa nenhum tipo de ponte metálica para aterrar as cordas... 😮

Ok.. Ok... Sem segredos.. Apenas observe o truque e tire suas próprias conclusões... Este é o rastilho ! 50% metal (latão) e 50% material sintético (tipo plástico duro).

Dá um certo trabalho fazer essa peça, mas funciona muito bem, o aterramento ficou perfeito, sem ruidos. O maior cuidado é manter a base plena e muito reta, pois ele vai ficar por cima do captador piezo da parte elétrica original.


 O grande segredo do violão... O Rastilho "50/50"



O violão-Guitarra Tagima:



Tudo certo.. Tudo bonito.. Mas... Faltava um pequeno detalhe...

O som acústico estava um pouco baixo, abafado pelo escudo. Tive a idéia de fazer uma boca em F na parte inferior esquerda do tampo. Ou fazer uma boca redonda lateral ali na parte onde ficam os controles do pré ampli.

Mas essas ideias eram radicais demais, pois poderia acabar acertando algum leque harmônico no tampo ou no caso de abrir a lateral seria algo completamente irreversível, visto que o tampo tudo bem ainda é possivel trocar caso eu queria um dia reverter tudo isso e deixar o violão como era antes (vai saber né kkk) creio que não 😝 assim está perfeito gostei muito.. Então existia também outra possibilidade, abrir o escudo na região da boca para que o som pudesse sair mais alto e mais nítido, e assim se fez !!!



 Repare a alegria do escudo com um belo sorriso rsrsrsrs.. Abaixo a "signature" G-Marx, data e os captadores epi.


 Agora sim... Depois de muitas tentativas consegui chegar ao resultado que eu esperava





 Outro grande barato desse violão é a possibilidade de tocar em dois amplificadores diferentes ao mesmo tempo, com o mesmo violão, interessante não ??? hehehe  muito legal.








O dia de alegria... Primeiro teste onde fiquei 100% satisfeito com os resultados


Segue o vídeo mostrando um pouco o som deste violão













Ah.. e já ia me esquecendo... Troquei as tarraxas dele também, coloquei um jogo de tarraxas Grover, mesma que a Gibson usa em suas guitarras.









Ficou muito bom mesmo, um violão-guitarra bem único hehehe 😀










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