quinta-feira, 3 de março de 2016

Restauração - Violão Giannini 1964





Após acompanhar meus trabalhos através da page no facebook da G-Marx Custom Guitars, meu recente amigo P.G comentou ter um violão que se encontrava em péssimo estado por se tratar de um violão antigo qual ficou muito tempo parado e começou a descolar.

Depois de algumas conversas ele me trouxe esse violão que estava mesmo com um aspecto muito ruim.

O sr. P.G contou a historia do violão e pude observar que o valor sentimental agregado ao instrumento sem duvida era o fator mais importante para a restauração, porém eu não costumo reformar violões antigos que estejam com sua estrutura muito condenada pois o trabalho é muito difícil e o resultado final pode não ser o dos mais esperados, visto que as madeiras ja estavam tortas e ficaram assim por décadas.. Mesmo refazendo tudo o trabalho é o mesmo que fazer um violão do zero, mas usando as madeiras castigadas do instrumento original antigo.

A principio eu não iria fazer pois o trabalho é muito delicado e exige muita técnica e experiência, visto que aqui na G-Marx estou acostumado a fazer reparos leves, e este era um trabalho muito mais complexo visto que envolve toda a estrutura já bem frágil do violão.

fig.1 Violão quando chegou, em uma capa Di-Giorgio de pano provavelmente das decadas de 60/70


Conversei com outros luthiers cuja especialidade é exclusivamente violões, mas ninguém quis fazer o trabalho visto que era complicado e muito acima do orçamento proposto.

Resolvi então encarar o desafio da restauração, pois seria um verdadeiro crime deixar este violão no estado lastimável no qual se encontrava, pois não é  só um simples pedaço de madeira mas sim o pedaço da história de uma vida e um tempo que não volta.

QUANDO O VIOLÃO CHEGOU








EM TRATAMENTO APÓS ALGUNS MESES NO TRABALHO DE DESEMPENO DA MADEIRA, RECOLAGEM E REFORÇO NA ESTRUTURA







O CUIDADOSO TRABALHO DE ACABAMENTO






ACABAMENTO FINAL TODO FEITO A MÃO COM OS MESMOS MATERIAIS USADOS NA DÉCADA DE 60





1° FASE ACABAMENTO NITRO




2° FASE ACABAMENTO NITRO ENVELHECIDO




3° FASE ACABAMENTO FINAL NITRO ENVELHECIDO







VIOLÃO PRONTO








ANTES E DEPOIS












*1964- **2015













Um comentário: